***RUI BARBOSA***

***RUI BARBOSA***
"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto." (Senado Federal, RJ. Obras Completas, Rui Barbosa. v. 41, t. 3, 1914, p. 86)
Licença Creative Commons
Autorizada a reprodução para fins não comerciais desde que mencionada a fonte.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Antonio de Oliveira Lemos


Homenagem ao centenário de nascimento de meu pai
- ANTONIO DE OLIVEIRA LEMOS -
13 de julho de 1912 - 13 de julho de 2012

Antonio de Oliveira Lemos - 1983   (Foto: Fernando Lemos)

No dia 13 de julho de 1912 (um sábado), nascia em Resende (RJ) o menino Antonio. O sobrenome Oliveira, recebeu da mãe, a resendense Oliva, de família vinda de Pouso Alto (MG); e o Lemos, do português de São João da Pesqueira, José Augusto.
Cursou por aqui mesmo apenas o "primário" - como se dizia antigamente - o equivalente às quatro primeiras séries do hoje "ensino fundamental". Apesar disso, era dono de uma caligrafia impecável e um craque na matemática. Autodidata, tinha como leitura predileta dicionários e enciclopédias. Sobre isso dizia: "Neles, só não aprende quem não quer." Tornou-se um sábio. Aos 17 anos já trabalhava "de carteira assinada" na firma H.Vieira (Casa Modelo), onde começou aos 14 anos como ajudante de balcão. Homem de personalidade e caráter fortes, logo conquistou a confiança do patrão e passou a gerenciar a loja. Ficou por ali 11 anos, quando, em 1937 foi tocar o próprio negócio em sociedade com o Sr. Pereira. Fundaram então a tradicional e conhecida até hoje "Casa Pereira". Desfeita a sociedade em 1950, continuou no comércio com seu próprio negocio até 1966, quando encerrou atividades. Já aposentado, trabalhou até 1978 gerenciando a filial do Supermercado Netinho que havia em Campos Elíseos.
Casou-se em 1943 com minha mãe, Martha Pimentel Lemos e tiveram 3 filhos. Lucióla, Lúcia (já falecidas) e eu, Fernando. Dei-lhe três netos que ele adorava. Ficou viúvo em 1954 e casou-se mais duas vezes. Nos deixou em 1993 aos 81 anos.
Agradeço a ele, o rigor com que nos educou, valorando sempre a verdade, a ética, a moral e a honestidade. Hoje, analisando sua vida, vejo que foi um homem honesto, sincero e generoso com seus semelhantes, sempre discreto e prestativo. Era solidário nos bons e maus momentos. Dizia sempre "Se não posso ajudar, procuro não atrapalhar", máxima que tento seguir pela vida afora. Obrigado, meu pai, por tudo isso e muito mais

Saudades de você.  



   

Uma curiosidade do dia em que ele nasceu:

Nos V Jogos Olímpicos de Estocolmo, na Suécia, no dia 13 de julho de 1912, o americano Charles Reidpath bateu o recorde olímpico dos 400 metros rasos com o tempo de 48.2", derrotando por um décimo de segundo o alemão Hanns Braun.

Charles Reidpath (centro) bate Hanns Braun (direita) na final. (Foto: IAAF)

E o jornal americano "The Washington Times" noticia o fato no mesmo dia:




Hoje também se comemora os 164 anos da elevação da então Vila de Resende para a condição de Cidade, fato ocorrido em 13 de Julho de 1848.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...