***RUI BARBOSA***

***RUI BARBOSA***
"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto." (Senado Federal, RJ. Obras Completas, Rui Barbosa. v. 41, t. 3, 1914, p. 86)
Licença Creative Commons
Autorizada a reprodução para fins não comerciais desde que mencionada a fonte.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Cartas ao Simão - 29/09/1963







A história de Resende contada sucinta e agradavelmente em formato de carta por um dos maiores conhecedores de nossa terra: Pedro Braile, neto.

"Cartas ao Simão" era uma coluna publicada no semanário "A Lyra", jornal de Resende que circulou, ininterruptamente,  por mais de 100 anos.

Este texto foi escrito aos 29 de Setembro de 1963 em comemoração aos 162 anos da elevação de Resende a categoria de Vila.
Reproduzo-o em seu cinquentenário de publicação, por conta da comemoração neste ano de 2013, dos 269 anos de Fundação, 212 de Vila e 165 de Cidade com o intuito de passar a todos, principalmente aos mais novos resendenses, um pouco de informação sobre nossa História.

É digno de nota observar que na capa da publicação vê-se a Usina Hidrelétrica do Funil (Furnas), sendo que essa obra estava em sua fase inícial em 1963 e o ilustrador Jandir Queiroz usou a planta original da CHEVAP para basear seu desenho, que aliás reproduz com perfeição a obra pronta como a vemos hoje. A Hidrelétrica do Funil só entrou em operação em 1969.

Também não podemos deixar sem destaque o prólogo escrito por Arísio Maciel, do qual destaco esse trecho: 

"Se Resende tem um passado de glória, se guarda no bojo de suas tradições um sem número de fatos e feitos que engrandeceriam qualquer história, que valeria se se perdessem nos escaninhos do tempo e não chegassem aos "de hoje" ou dos que ainda virão?"

Há ainda na página 2, a dedicatória manuscrita que "seu" Pedrinho fez para a família Maércio Alves, citando todos os seus membros.
 
Pedro Braile, neto (*1906  +1971) mais conhecido como "Seu" Pedrinho, dentre muitas atividades, foi comerciante, político,  jornalista tendo fundado e redatoriado jornais,  foi o autor intelectual do Almanaque de "O Municipal" 1944 - Resende no seu Duocentésimo ano de existência. Era uma pessoa muito querida, não só pela sua dignidade, como também por ser inteligente, culto, de prosa agradável. Era amável, simpático, educado e gentil. Um dos mais aplaudidos intelectuais de seu tempo. Casou-se em 22/12/1928 com Martha Palhas, conhecida como Da. Coração, por sua bondade e dedicação a todos que a procuravam. Do casal nasceram dois filhos: Pedrita e Pedro Márcio Braile.

           Clique na imagem abaixo para abrir a apresentação.



4 comentários:

  1. Gostei muito Fenando lemos de ver a sua publicação de Cartas ao Simão. Hoje em dia não vemos mais nada desse tipo, os jornais só trazem crimes, política e más notícias . Parabéns, continue colocando no seu Blog assuntos interessantes como esse. Sr. Pedrinho era um homem muito inteligente e tinha o dom de escrever belos artigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo(a), seu comentário é um grande incentivo para que eu continue compartilhando o conhecimento que adquiro vida afora.

      Namastê.

      Excluir
  2. Gostei de ler a história do Sr. Hans, lembro- me dele lá da Barra, perto da nossa chácara. E quanto aos tabefes que vc. levou, realmente o tio Lemos era severo. Saudades daqueles tempos.
    Outra coisa vi aqui a publicação sobre o Sr. Pedrinho.
    Parabéns pelas suas publicações. O Ceschin também gostou muito de ler a sua história do Sr. Hans, ele riu muito.

    Angela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, Angela. Ele é importante pelo fato de que vc também conheceu o Sr. Hans. Muito obrigado mesmo.
      De um forte abraço no Ceschin e...

      Namastê.

      Excluir

Comente aqui:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...