***RUI BARBOSA***

***RUI BARBOSA***
"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto." (Senado Federal, RJ. Obras Completas, Rui Barbosa. v. 41, t. 3, 1914, p. 86)
Licença Creative Commons
Autorizada a reprodução para fins não comerciais desde que mencionada a fonte.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Governo Aarão S. Rocha - 1967/1971



Dr. Aarão Soares da Rocha governou Resende em dois mandatos, ambos conquistados em eleições pelo voto popular: De 31/01/1967 a 31/01/1971 e de 31/01/1973 a 31/01/1977. 
O pequeno folheto que mostramos aqui refere-se a prestação de contas do seu primeiro mandato (1967/1971), onde se vê que apesar dos parcos recursos, com uma administração séria, honesta,  enxuta e a vontade férrea de trabalhar em prol da nossa terra, desenvolveu um governo de muitas realizações e que se mostram importantes até os dias de hoje. O detalhe importante é que esta prestação de contas foi feita após o término do mandato, com recursos do próprio prefeito; e ao completarem-se 42 anos de sua publicação e distribuição, por sua importância, torna-se um documento Histórico, que pode servir de exemplo para governantes atuais e futuros, e também fonte de pesquisa para historiadores e estudantes. Foram muitas novas ruas e avenidas calçadas e asfaltadas, escolas rurais, postos de saúde... Leia com atenção e se surpreenderá com tantas realizações.

Além das muitas obras descritas neste folheto, uma das mais importantes é a que consta nas "Considerações Finais": A constituição legal da DUFIL "(...) para instalar-se com sua fábrica de filmes.". Esta empresa, DUFIL, foi a precursora da Polo Industrial de Resende, pois instalou-se naquele terreno, tornando-se mais tarde a Fábrica de Filmes Sakura, vendida posteriormente para a gigante Kodak, a primeira indústria de grande porte a se instalar em Resende e em cujas instalações funciona hoje a UERJ. 


Filho do Coronel João Soares da Rocha e de Da. Rita Maria Ferreira da Rocha, Dr. Aarão nasceu em Resende no dia 26 de Julho de 1910. Formado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura de Lavras (MG); muito antes de entrar para a política já era grande fazendeiro criador de gado leiteiro, seguindo os passos do pai e do avô, Pedro Soares da Rocha. Casou-se aos 10/12/1936 com Da. Hulda Vilhena dos Reis.



Aguarde alguns segundos para carregar  a apresentação abaixo



7 comentários:

  1. Estou na região ha 11 anos e sempre escuto de todos os resendenses de nascimento o quão bom foi a administração do Dr. Aarão..Tive a felicidade de conhecer um de seus filhos, João Antônio Rocha e sua esposa Sonia (ambos falecidos) e o tanto de admiração e carinho que tive e tenho por eles, me fazem crer que esse homem foi excepcional em todos os aspectos da vida...Que ele possa inspirar uma nova leva de pessoas que possam ter esse anelo de servir a uma comunidade através da política.
    Obrigada pelo artigo!
    Silvania

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Silvania. Realmente o Dr. Aarão serve de exemplo para todos por seu caráter ilibado e sua dedicação ao povo de nossa Resende. E isso tudo ele passou muito bem para todos os seus descendentes.

      Excluir
  2. Fernando obrigado pelas precisas informações. Tenho um fato para levantar, o corte da ponte de ferro, que terminava perto do que é hoje os Correios, parece que foi promovido na gestão do Dr. Aarão, foi em 1968, ou estou equivocado? Será que há algum registro do que foi feito com a parte da ponte suprimida? Agradeço se obtiver algum dado. Carlos Castro

    ResponderExcluir
  3. Caro Carlos Castro,
    O corte da ponte (dois vãos de 20 metros cada), aconteceu sim, mas não em 1968. Foi no início da década de 1970, não sei se no governo Pineschi (jan/1971 a jan/1973)ou no segundo governo do Dr. Aarão (o que é mais provável). Com certeza absoluta, até 1972 ela ainda estava inteira e em 1976 já tinha sido cortada e a Praça da Concórdia já estava "revitalizada". Quanto a parte suprimida, não possuo informação confiável a respeito, mas soube - por saber - que foi desmontada e derretida na CSN, que nos anos 1980 (via FEM) muito colaborou para evitar o seu total desmoronamento.

    ResponderExcluir
  4. É muito bom conhecer a história de nossa amada Resende. Parabéns, Fernando!

    ResponderExcluir
  5. É muito bom conhecer a história de nossa amada Resende. Parabéns, Fernando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário e pela visita André. Navegue a vontade. Muita história pode ser encontrada no blogue,feito com muito cuidado e pesquisa séria.

      Excluir

Comente aqui:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...