***RUI BARBOSA***

***RUI BARBOSA***
"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto." (Senado Federal, RJ. Obras Completas, Rui Barbosa. v. 41, t. 3, 1914, p. 86)
Licença Creative Commons
Autorizada a reprodução para fins não comerciais desde que mencionada a fonte.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O Rio Preto e as Hidroelétricas - Uma solução brasileira que protege o meio ambiente

.

Este pode ser o "Ovo de Colombo" da geração de energia limpa e barata.
Noticiário da TV Rio Sul de ontem (RJ-TV 2ª Edição-22/11/2011), preocupa e abre a discussão sobre o assunto. Embora não concordemos com a construção de hidroelétricas no Rio Preto, que abrange 2 Estados (MG-RJ) apresentamos uma solução que não agride o meio ambiente e que pode ser utilizada em outras obras semelhantes. Só não entendemos porque esta invenção é ignorada - inclusive pela grande mídia - e ainda não está sendo utilizada por nossos governantes. Será por que significa menos verbas para sua construção? Será? Vejam abaixo a reportagem da TV Rio Sul e a seguir a solução da Care Electric para a questão. 



Segundo a Care Electric, empresa nacional sediada em Belo Horizonte, no caso da Usina de Belo Monte por exemplo, o custo da obra no sistema convencional custará R$ 30 bilhões, além do grande impacto ambiental causado pela inundação de vasta área que inclui inclusive aldeias indígenas. Com o sistema Care, a obra sairia por 10% desse valor (cerca de R$ 2,9 bilhões) e evitaria a inundação das áreas de floresta virgem que existem no local. Para ler mais no site da Care electric, Clique Aqui. 
No mesmo site, há uma reportagem publicada na revista "Pequenas Empresas & Grandes Negócios" (Edição de janeiro de 2010), onde é dito que: "A empresa conseguiu a façanha de se tornar a primeira no Brasil a fazer parte do ranking “Technology Pioneers”, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial com as startups mais inovadoras do mundo e divulgado no dia 3 de dezembro do ano passado. Com o projeto de um sistema de turbinas que gera energia elétrica a partir do fluxo natural das águas de um rio, a Care conquistou a quarta posição na categoria Energia e Tecnologias Ambientais. “Mandamos uma animação para explicar o funcionamento da turbina ao comitê do Fórum porque ela ainda não é produzida comercialmente, e comprovamos todas as suas funções com um protótipo”, conta o engenheiro mecânico Wilson Pierazoli Filho, 50 anos, um dos três sócios da empresa, que conta com mais dois funcionários e está incubada no Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), desde 2007." Para ler na íntegra, entre AQUI.  
Tem ainda uma reportagem publicada na Bloomberg BusinessWeek, e reproduzida no site do CIETEC,  (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia - ligado ao governo de São Paulo e USP) onde se lê que: "Inventor de longa data Johann Hoffmann desenvolveu uma maneira de aproveitar o poder do rio para gerar eletricidade sem construir barragens caras e ambientalmente destrutivas." (...) Agora, aos 61 anos, o eterno inventor, hoje trabalha não só para manter canais de água limpos, mas também na exploração de sua enorme energia. O objetivo: levar a eletricidade limpa para áreas com pouco ou nenhum acesso a energia. Hoffmann e seus parceiros na CARE Eletric Energia, com sede em Belo Horizonte, Brasil, criaram um sistema de turbina que gera eletricidade a partir do fluxo natural de um rio, sem a necessidade de construir uma barragem." (Clique aqui para ler na íntegra).

Sobre energia limpa, este blog já publicou uma reportagem sobre "Um poste que gera sua própia energia", mas que parece, também, ainda não foi descoberto pelas autoridades e a grande mídia. (Veja AQUI)

Abaixo, vídeo de reportagem exibida na CNN (em espanhol), animações da invenção, e de um protótipo de usina em funcionamento






Editado por Fernando Lemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...