***RUI BARBOSA***

***RUI BARBOSA***
"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto." (Senado Federal, RJ. Obras Completas, Rui Barbosa. v. 41, t. 3, 1914, p. 86)
Licença Creative Commons
Autorizada a reprodução para fins não comerciais desde que mencionada a fonte.

sábado, 12 de maio de 2012

Parque Estadual da Pedra Selada - Porque Sou Contra!!!

.

Pico da Pedra Selada - Altitude:1.755 metros - Foto: Ancorador

No dia 7 de dezembro de 2011, aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Resende, uma “Consulta Pública”, convocada pelo INEA (Instituto Estadual do Ambiente)  para se discutir a criação do PEPS - Parque Estadual da Pedra Selada (veja convite AQUI).

Não foi bem uma “Consulta Pública”, mas sim uma “Comunicação Pública”, pois o que assisti foi uma apresentação impositiva do que já estava decidido pela SEA (Secretaria Estadual do Ambiente) e pelo INEA (Instituto Estadual do Ambiente). A apresentação feita pelos agentes do INEA, deixou a desejar, trazendo mais dúvidas do que esclarecimentos ao público presente; que de certa forma, com seu silêncio, apoiou a iniciativa, pois poucos se manifestaram. Um dos presentes, indagou sobre a questão da gestão do parque. E foi a partir daí que comecei a pesquisar para entender melhor como a coisa funciona. Seis meses de pesquisa depois, chego agora a tristes conclusões: A criação do Parque Estadual da Pedra Selada é apenas mais uma jogada política do Governador Sérgio Cabral. E nem a SEA, nem o INEA têm competência  para gerir o empreendimento.

A SEA, porque tem como secretário o Sr. Carlos Minc, que já foi secretário da mesma pasta em outra ocasião (de 22/11/2006 a 26/05/2008) e Ministro do Meio Ambiente (de 27/05/2008 a 31/03/2010) no governo Lula, é um “entusiasmado e bem intencionado”. Mas não passa disso. É um falastrão. 

Minc, quando Ministro no governo Lula, anunciou numa entrevista ao jornal “O Globo” (21.06.2009-pág.20) “querer transformar a unidade de Itatiaia num modelo a ser seguido por outras áreas protegidas brasileiras: - Vai ser o parque mais avançado do país, melhor até que o do Iguaçu (cuja gestão é considerada referência). Vou marcar a minha gestão pela revitalização dos parques, experiência já realizada em outros países com sucesso. Hoje, no Brasil, muitos deles estão malcuidados.” e mais "Dentro da unidade, o ICMBio fará ainda a concessão de três restaurantes, quatro lanchonetes, dois cafés e diversas atividades de ecoturismo, como arvorismo, canoagem, camping e um conjunto de chalés, como opção de hospedagem simples. Disse isso e muitas bravatas mais (Leia a reportagem completa AQUI). Quem conhece o Parque Nacional do Itatiaia, sabe muito bem que nada disso se concretizou. E ele ainda foi conivente com o projeto de desmonte do antigo Museu, uma maravilha que hoje não existe mais e é um arremedo do que já foi no passado (Veja AQUI). Completando a lista (tem muito mais), recentemente ficamos sabendo pelo Jornal Beira-Rio, que o asfaltamento da estrada para o P.N.I.-a cargo da Construtora Delta, envolvida no escândalo “Cachoeira”- já devia estar pronto desde 27/04/2010, e que consta no DENIT como “finalizada” (portanto, já paga) obra toda “executada” dentro da gestão do Sr. Carlos Minc no Ministério do Meio Ambiente (Veja na edição nº 754, AQUI). Dá pra confiar nesse gestor?

O INEA, velho conhecido nosso, contesto sua capacidade de gestão perguntando (dentre muitas outras):
Como confiar em um gestor que...
1- ...autorizou, junto com o IBAMA a derrubada de milhares de árvores na Rodovia Presidente Dutra, no chamado Retão de Resende e Porto Real?
2- ...juntamente com a AMAR e o IBAMA, está permitindo a devastação do  “Brejão da Kodak” (Lagoa da Turfeira ou Banhado da Kodak)?
3- ...fez – e continua fazendo – vista grossa, juntamente com a AMAR e o IBAMA, da devastação inócua e injustificada na margem direita do Rio Paraíba do Sul?
4- ...informa, candidamente, que o chorume despejado na ETE da Morada do Contorno, e jogado posteriormente sem tratamento no Rio Paraíba, não é poluente?
5- ...como órgão ambiental, é incapaz de emitir laudos conclusivos e transparentes visando preservar o meio ambiente?
6- ...diz numa “Consulta Pública” uma coisa, e apresenta um slide com o inverso do que foi dito?
"Na "Consulta": A visitação será livre e aberta à população"
7- ...mente, apresentando slide com animais que não são endêmicos da região da Pedra Selada (Sapo Flamenguinho e Beija-Flor) e não se preocupa nem em informar corretamente que Perereca não é “Thylodes”, mas sim “Hylodes”? Como confiar? Como?
Ameaçadas de extinção - jogada para impressionar
 E isso é só uma beirinha da lagoa de perguntas... Você sabe quantos parques estaduais existem no Estado do Rio de Janeiro? Conhece ou já visitou algum? Pois então veja a relação AQUI e se surpreenda!!!

POR ISSO, E MUITO MAIS, SOU CONTRA A CRIAÇÃO DE CABIDE DE EMPREGOS!!!

Abaixo seguem vídeos do INEA “Em Ação” e a apresentação completa dos Slides mostrada na "Consulta Pública"


 

 



13 comentários:

  1. Gostei muito do cometário sobre o Parque Estadual da Pedra SELADA E GOSTARIA DE SABER COMO PODEMOS NOS ORGANIZAR PARA QUE ISSO NÃO SE CONCRETIZE, POIS DESTA FORMA O GOVERTO ESTA PREJUDICANDO OS CORAJOSOS QUE AINDA VIVEM NA ÁREA RURAL E ESTIMULANDO O AUMENTO DA POBREZA E DA DELINGUENCIA NA CIDADE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário:
      Penso que um bom começo seria divulgar essa postagem ao máximo para que mais pessoas tomem consciência e conhecimento do problema.

      Excluir
  2. Acordei na manhã de domingo atordoado pela notícia no O Globo. Tenho fazenda na região, não fui comunicado que haveria consulta pública, e perderei parte da minha propriedade. Estarei sendo penalizado pela perda da mata que venho tentando proteger e aumentá-la a anos sem nenhuma ajuda do Estado? Evitando até mesmo qualquer tipo de criação.
    Por muitas vezes precisei buscar apoio da Guarda Municipal, Guarda Florestal e Ibama para combater caçadores e cortadores de palmito dentro da minha propriedade, bem como queimadas irregulares nas proximidades, que acontecem perto do final da seca, e nada consegui.
    Agora, por exemplo, próximo a minha propriedade tem um fazendeiro fazendo carvão de mata atlântica tenho denunciado incansavelmente a aproximadamente 7 meses as “otoridades”, porém nada aconteceu.
    Enfim onde tem Sergio Cabral – Carlos Minc e Delta Construtora é difícil combater, porém como em pouco tempo esta turma estará longe, cabe a nós impedir que isto aconteça.
    Fica a pergunta já feita anteriormente, como podemos nos mobilizar. Conte comigo.
    Claudio Bastos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recebi seu e-mail e o estou respondendo, indicando uma pessoa que talvez possa te ajudar.
      Obrigado pelo comentário. Se possível me informe (por e-mail) o link para a notícia que você leu no "O Globo", pois não localizei na edição deste domingo (10/06/2012).

      Forte abraço, e...

      Namastê

      Excluir
  3. Acontecerá no dia 11 de agosto às 11h em Pedra Selada ( Vargem Grande), um encontro de produtores rurais e moradores da zona rural das regiões de Visconde de Mauá, Campo Alegre, Rio Preto, Ponte do Souza, Jacuba, Bagagem, Vila da Fumaça , Capelinha e Vargem Grande. O motivo é a insatisfação dos produtores rurais com a criação do Parque Estadual da Pedra Selada ,pois das regiões citadas, apenas em Mauá houve consulta pública , sendo que em Mauá ficará a menor área do Parque. Muitos produtores rurais serão prejudicados ,pois terão áreas de produção de alimentos desapropriadas.


    Valéria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A reunião está confirmada Valéria.
      Tenho recebido e-mail's de apoio ao movimento. Portanto, sábado, dia 11 de agosto de 2012, no Salão da Vargem Grande, às 11:00h estaremos todos lá.

      Abração.

      Excluir
  4. Olá, meu pai possui sítio na Vila da Fumaça.Gostaria de saber se as pessoas de á tambem vão ser prejudicadas co isso?Se perderão parte de suas terras tbm, como algumas pessoas de Pedra Seada.É o cumulo do absurdo esse nosso Governo.Só querem dinheiro e mais nada.Pobre dos trabalhadores rurais, que com o suor de seu trabalho tiram dali seu sustento, pagam suas contas e varios impostos pro governo e ainda tem que disponibilizar terras para ele.Enquanto os mais poderosos e fazem o que querem e nem pagam nada por isso.Isso é um absurdo, não sei onde vamos parar.Aqui deixo minha revolta.
    Cintia Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nova postagem foi feita há pouco sobre a reunião em Vargem Grande. Entre em:
      http://fernandolemos2.blogspot.com

      Excluir
  5. Alguém sabe o nome do autor da proposta?
    E os apoiadores?
    Em época de eleição já vi gente mudando de opinião para ganhar votos.
    O prefeito Rechuan pediu adiamento até depois da eleição?

    ResponderExcluir
  6. Posso estar equivocado, pois não ha ser humano com fígado, paciência ou até comprometimento capaz de digerir por completo esta propaganda eleitoral obrigatória veiculada nas diferentes mídias.Repito, posso queimar a língua, mas constato com pesar a abosoluta ausência do tema-A POSSIVEL, MAS NÃO DESEJADA CRIAÇÃO DE UM NOVO PARQUE ESTADUAL NA REGIÃO- nos horários eleitorais daqui de Resende, Itatiaia, etc...Se as audiências públicas muitas vezes deixam a desejar pela prevalencia de ambientalistas radicais, o mais desavisado cidadão concluiria que lhe resta apenas o processo politico para fazer valer suas aspirações.Será???

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber se ja teve algum resultado á reunião comunitaria, realizada no dia 11/08, na Vargem Grande.Rogelio Balieiro

    ResponderExcluir
  8. O prefeito Rechuan só quer nos ajudar após as eleições não quer decidir nada antes.Só contamos por enquanto como apoio total do Prefeito de Itatiaia Ypê. Seria interessante entrarmos com uma ação com o apoio dos dois municípios, mas se até o dia 21 de setembro, o prefeito de Resende não nos der apoio entraremos com uma ação apenas por Itatiaia.

    ResponderExcluir
  9. parabéns pela publicação!Hekat.

    ResponderExcluir

Comente aqui:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...