***RUI BARBOSA***

***RUI BARBOSA***
"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto." (Senado Federal, RJ. Obras Completas, Rui Barbosa. v. 41, t. 3, 1914, p. 86)
Licença Creative Commons
Autorizada a reprodução para fins não comerciais desde que mencionada a fonte.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Passeando... Ribeirão de São Joaquim


Clique nas fotos para ampliar


Ribeirão de São Joaquim é o 2º distrito do município de Quatis, no estado do Rio de Janeiro. Um lugarejo perdido no meio do nada, parado no tempo e próximo da Ferrovia do Aço. Dista pouca mais de 23 km do centro de Quatis, e o acesso se dá por estrada de terra batida, em relativo estado de conservação. Para quem gosta de lugares com casario antigo e sossegado, é um paraíso. A infraestrutura turísitica não existe. Não possui hotel, pousada ou restaurante. Come-se uma deliciosa "coxinha de frango" no bar que tem na "ponta" da praça. Aconselhável levar um lanche. É possível comprar ovos "caipira", mas tem que ter jeito pra conversar. Os poucos moradores são acolhedores e educados. Desconfiados no início, mas depois de uma boa conversa "a la mineira", se mostram receptivos. Muitas árvoes e pássaros nas pequenas pracinhas. Duas simpáticas igrejinhas compõem o bucólico cenário típico "das vilas dos antigamente".

Como chegar: Pela Dutra, em qualquer sentido, entrar em Floriano, seguir para Quatis. Estando no centro da cidade, siga as placas, mas aconselho perguntar o caminho para São Joaquim. Siga pela estrada de chão, e bom passeio.
Tempo:Saímos de casa (Resende-RJ) perto de 08:30h e às 14:00h já estávamos de volta, em casa.


.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.
.

.

3 comentários:

  1. Estive em Resende ontem, depois Quatis. Ali soube de São Joaqui por causa de uns rapazes vestidos à sertaneja que haviam participado de uma cavalgada até esse vilarejo. Em breve irei por lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Visite sim, Charles. É um vilarejo muito aconchegante. Vale a pena o passeio.
      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  2. Minha mãe nasceu em Ribeirão de São Joaquim. Somos da Familia Campbell. Esse lugar é o paraíso. Parabéns pelas fotos.

    ResponderExcluir

Comente aqui:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...