***RUI BARBOSA***

***RUI BARBOSA***
"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto." (Senado Federal, RJ. Obras Completas, Rui Barbosa. v. 41, t. 3, 1914, p. 86)
Licença Creative Commons
Autorizada a reprodução para fins não comerciais desde que mencionada a fonte.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Árvore de Natal? Porque não?

Resende poderia ter a maior Árvore de Natal natural do Brasil

O pinheiro. Árvore de Natal natural sugere decoração - Porque não?

Passei novamente por baixo dele hoje e comparei esse enorme pinheiro ao lendário Timburibá. Sua localização previlegiada, bem na saída da ponte Tácito Viana Rodrigues - único acesso do Centro para o Campos Elíseos, me fizeram imaginar como seria se aproveitassem essa beleza natural, e o tornassem o símbolo do nosso natal. Bem iluminado e decorado - para ser visto inclusive durante o dia - seria, sem dúvida nenhuma, uma atração espetacular. Isso sem falar que no terreno que o circunda, um presépio também poderia ser montado sem grandes dificuldades e com uma visão magnífica. Juntando-se a isso, a iluminação com pequenas lâmpadas das árvores da orla... E teríamos uma atração que certamente traria visitantes até de outras cidades, com certeza. Porque não fazer? Ainda dá tempo!!! É só querer.
Apenas para relembrar: Em 2006, a prefeitura resolveu "enfeitar" a cidade para as festas de fim de ano. E vejam nas fotos abaixo, o que o governo da época (Silvio de Carvalho) deu de presente aos resendenses. É inacreditável, mas as fotos não me deixam mentir. Veja se você consegue enxergar uma árvore de natal na foto:
Foto feita em 15/12/2006
  Não conseguiu ver uma árvora de natal aí? Olhe bem... Não é o pinheiro não!!!  Tem uma outra... Veja abaixo, o detalhe:

Árvore de Natal  - 15/12/2006
Pois é... Essa foi a árvore de natal de Resende em 2006. E no pé do pinheirão!!! Será que só eu percebí essa falta de criatividade? Pois bem, a coisa não para por aqui não. Em fevereiro de 2009, na Câmara Municipal foi feita a apresentação do projeto Urbano Humano. Naquele dia, passei pessoalmente ao atual prefeito (José Rechuan, Jr.) a idéia de se aproveitar o pinheiro para Árvore de Natal. Ele gostou, chamou  um assessor e me pediu que lhe explicasse tudo direitinho. O rapaz (não sei o nome) adorou. Mas... ficou nisso. Passou o natal de 2009, 2010 e colocaram uns refletores ridículos no pinheiro que fizeram apenas destacar a árvore à noite. Nada de iluminação e enfeites natalinos como sugerido. Mas o assunto não para por aqui não. No natal passado (2010), fizeram uma árvore de natal flutuante no rio Paraíba. Conseguiram gastar uma fortuna com um "enfeite" que quase ninguém viu. Um trabalho perdido. Vejam nas fotos abaixo (se é que dá pra ver):

Árvore de Natal flutuante - 27/12/2010

Árvore de Natal flutuante - 27/12/2010

Árvore de Natal flutuante - 27/12/2010
Conseguiu ver a árvore de natal flutuante? Linda não é?!?! Eu diria "exuberantemente ridícula!". Fiquei sabendo (e é verdade ) que iluminaram toda a Ponte Velha com lampadinhas, mas que em menos de meia hora, vândalos cuidaram de destruir tudo. E as luzinhas não se acenderam mais. Pois é, aí já não é mais culpa do prefeito, né? Mas essa já é uma outra questão ligada a educação e segurança. O que importa é repetir que ainda dá tempo Sr. Prefeito! Basta querer! 
Sem se esquecer de que o Natal de 2012,  pode ser o da despedida. A hora é agora!!!
O pinherão em agosto de 2006 - Como será que ele ficaria todo iluminado?
E o que tem a ver o Pinheirão com o Timburibá? O Timburibá é uma lenda (leia Aqui e Aqui). O Pinheirão pode se tornar uma também.

2 comentários:

  1. Adorei a idéia, Mr. Lemos!!! Essa árvore de Resende, toda natural e enfeitada...seria o maior sucesso turístico da cidade! Quem sabe, alguma autoridade local, entra em ação!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário, Charles. Realmente essa é a idéia. Atrair turistas e, lógicamente, fazer um Natal mais alegre e iluminado para todos.

    ResponderExcluir

Comente aqui:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...