***RUI BARBOSA***

***RUI BARBOSA***
"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto." (Senado Federal, RJ. Obras Completas, Rui Barbosa. v. 41, t. 3, 1914, p. 86)
Licença Creative Commons
Autorizada a reprodução para fins não comerciais desde que mencionada a fonte.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Resende 1898 - "Tudo como dantes..."


O pequeno texto abaixo, extraído do livro de Itamar Bopp*, nos leva a uma viagem pelo tempo e a certeza de que na política, quase nada muda com o passar dos anos. E assim a história vai nos ensinando e se repetindo... 

Ilustração: Rui Barbosa (centro) sobre um automóvel é cercado pela multidão.                           Foto: Revista "A Cigarra" do blog Iba Mendes 


" Irrompe o dissídio entre as correntes político-partidárias do Município. O governo do Estado prestigia a facção dirigida pelo deputado estadual Dr. Alfredo Whately e hostiliza a facção adversa, orientada pelo também deputado estadual Dr. Cunha Ferreira. Em consequência, é nomeado o Dr. Oliveira Botelho delegado de polícia do Município. Intervem próceres da policia central e estabelece-se um "modus-vivendi" no Município. Firma-se a primeira "coligação", que aliás pouco perdurou. Caminhava-se para uma eleição municipal. Convieram os paredros levar às urnas chapa mista. À undécima hora, fracassou o acordo. Por grande maioria, foram eleitos vereadores os Drs. Cunha Ferreira e Bruno Nora, da mesma facção partidária. Os adversários, alegando nulidade, recorrem para o Tribunal da Relação que, dando provimento ao recurso, manda proceder a nova eleição. Em consequência, renova-se a crise politico-partidária local. A esse tempo tendo-se exonerado o Dr. Oliveira Botelho, da função policial, é nomeado delegado o tenente Cavalcante, da polícia fluminense. A crise reflete-se na Câmara. Designando os Drs. Oliveira Botelho e Eduardo Cotrim (facção Whately) às funções de presidente e vice-presidente da Câmara, são eleitos em substituição, para os respectivos cargos, os vereadores Alfredo Amorim e Salvador Leite (da facção Cunha Ferreira). Assim termina no cenário político local o ano de 1898."

*Fonte: Bopp, Itamar: Resende - Cem Anos de Cidade  1848 / 1948. Gráfica Sangirard - 1978 

Comento: "Tudo continua como dantes, no quartel de Abrantes".
E um detalhe interessante para meditar: Hoje, um é nome de praça (Oliveira Botelho); e o outro (Cunha Ferreira), nome de rua. Ambos os logradouros no Centro Histórico. Onde termina uma, começa a outra... Ou vice-versa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...