***RUI BARBOSA***

***RUI BARBOSA***
"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto." (Senado Federal, RJ. Obras Completas, Rui Barbosa. v. 41, t. 3, 1914, p. 86)
Licença Creative Commons
Autorizada a reprodução para fins não comerciais desde que mencionada a fonte.

sábado, 23 de junho de 2012

"S.O.S. LAGOA DA TURFEIRA"


Nissan, sim!!! Turfeira, também!!!


(Para ampliar clique nas fotos)
Página da revista "Cidades do Rio" - Edição nº 01 (2009): A Lagoa da Turfeira ainda plena de água e alguns pássaros que nela vivem. Um documento importante para os defensores do meio ambiente.

Ampliação da página acima: A lagoa era bem visível da Rodovia Pres. Dutra.

Esta imagem, capturada no dia 18/05/2012 do mesmo angulo que aparece na foto da revista, mostra claramente que o espelho d'água da Lagoa praticamente desapareceu. Mas a recuperação é possível.

Assim era a Lagoa da Turfeira em 06 de abril de 2010 - Foto: Renato da S. Rodrigues

Assim está a Lagoa atualmente (18/05/2012) - Foto: Fernando Lemos

A Nissan do Brasil escolheu Resende (RJ) para construir sua fábrica de automóveis. O local escolhido, no Polo Industrial, abriga um complexo de área úmida denominado "Banhado da Kodak", também conhecido como Brejão da Kodak ou Lagoa da Turfeira. Essa área lagunar oferece condições de vida para muitas espécies da flora e da fauna. Ali, mais de 160 espécies de pássaros já foram catalogados, alguns em risco de extinção. Também são encontrados animais anfíbios e terrestres, como a capivara, o jacaré-de-papo-amarelo (em extinção no Estado do Rio de Janeiro), dentre muitos outros. Muitas espécies de peixes foram registradas lá também. Com a construção da fábrica da Nissan, todo esse bioma que serve de abrigo e para a procriação desses animais e plantas - caso seja mantida a área atual das obras - desaparecera, o que causaria um impacto ambiental de sérias consequências para o meio ambiente. Com algumas medidas preventivas e uma pequena revisão da área que já está sendo aterrada, esses animais e plantas podem ainda ser salvos, sem prejuízo para a Nissan e para o meio ambiente. É por esse equilíbrio entre o desenvolvimento e a preservação da natureza, que o movimento "S.O.S. Lagoa da Turfeira" luta para que se chegue a um consenso pelo bem das futuras gerações.

O mais lamentável de toda essa questão é que a Nissan não tinha conhecimento da existência desse banhado. Embora a Prefeitura de Resende, por meio da AMAR (Agencia do Meio Ambiente de Resende) tenha feito um estudo técnico em 2010 sugerindo a criação de uma área de proteção ambiental para o local, reconhecendo assim, a importância do bioma, isso não foi informado à empresa, conforme ela mesma declarou por escrito ao Jornal Beira-Rio. Veja abaixo o Estudo Técnico:



Os documentos de autorização para a instalação da fábrica - extraídos do processo - demonstram claramente que nem o órgão ambiental estadual (INEA), que concede as licenças ambientais foi informado da existência dessa área de preservação.

Veja abaixo a parte 1 dos documentos:


E a parte 2:


Agora, algumas fotos que ilustram bem a questão:


Para se informar melhor, veja esse pequeno filme feito no dia 18 de Maio de 2012:



Veja também como era o Banhado em 2001. Imperdível:



E como foi a manifestação pacífica do movimento "SOS Lagoa da Turfeira" dia 26 de maio de 2012:




Você, que se preocupa com o meio ambiente e com o futuro de nossos filhos e netos mas não tinha conhecimento do que está acontecendo porque as mídias televisiva (TV RIO SUL), escrita (fora o Jornal Beira-Rio) e falada (fora a Band News FM) não divulgam esses fatos; agora já está sabendo o que está realmente se passando e pode se juntar a nós na luta pela preservação da vida.

EMBORA PAREÇA, ISSO NÃO É FICÇÃO. O QUE VOCÊ ACABA DE VER, É REAL!!!

O FUTURO DO PLANETA ESTÁ EM NOSSAS MÃOS!


 DIVULGUEM E COMPARTILHEM À VONTADE!

Para saber mais, entre AQUI.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...