***RUI BARBOSA***

***RUI BARBOSA***
"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto." (Senado Federal, RJ. Obras Completas, Rui Barbosa. v. 41, t. 3, 1914, p. 86)
Licença Creative Commons
Autorizada a reprodução para fins não comerciais desde que mencionada a fonte.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

USINA DE BELO MONTE: Os Prós e os Contras.

Muito temos lido e ouvido sobre a Usina de Belo Monte, a ser construída no Rio Xingú, no Pará. Duas correntes se dividem entre "A Favor" e "Contra" a sua construção. Neste início do mês de novembro, começou a circular (e ser divulgado) aqui pela web, um vídeo dos "Contra", muito bem produzido e que reúne atores da Rede Globo de Televisão falando a respeito. Eles promovem o projeto "Gota D'água", que está pedindo assinaturas para impedir a construção da usina. É o primeiro vídeo abaixo.
A seguir temos o vídeo dos "A Favor". É a resposta imediata que eles deram ao vídeo dos "Globais". É feito de gente do povo, mas com conteúdo bastante contundente e que refuta as afirmações dos "Contras" e com veemência rejeitam seus argumentos, acusando-os inclusive de "mentirosos e sem conhecimento do assunto".
O terceiro vídeo foi feito por um matemático que informa com números, o que pode ser de fato, a construção dessa usina. Parece-nos serem bastante realistas os seus cálculos.
Nós não temos opinião formada sobre o assunto por absoluta falta de informações, por isso, abstemo-nos de posicionamento.
Assista aos vídeos e depois tente chegar a alguma conclusão. É complicado, sabemos, pois a "guerra de informações" é violenta. E a necessidade de novas fontes de energia para o desenvolvimento nacional é premente. Um assunto que merece reflexão de nossa parte. Muita reflexão.

VÍDEO DOS CONTRA 


VÍDEO DOS "A FAVOR"


VÍDEO DOS CÁLCULOS

Texto de abertura: Fernando Lemos

2 comentários:

  1. Várias mentes, várias opiniões. Porém o que mais importa, é preservar esse grande ecossistema, que é nosso maior tesouro, aliás, tesouro da humanidade, tudo ali está interligado, não devemos interferir, pois acredito que mais que benefícios sofreremos graves e irreversíveis consequências. Devemos proteger a floresta Amazônica com toda nossa garra, pois nossas vidas depende dela! Qto a produção de energia, existem outras opções mais econômicas aproveitando o Sol e o Vento, que não falta em nosso país!!!!
    Paulo Mollinedo

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário, Paulo. Vamos ver o que "eles" resolvem. Concordo que devemos proteger, não só a floresta amazônica, mas toda nossa flora e fauna. Me descobri Panteísta ao ler Ezequiel Freire. Postei aqui no blog "A Morte de Timburibá". Tem uma tag específica pra esse artigo. Caso prefira, tem como fazer busca no blog. Leia, acho que vc vai gostar.
    Abração e...
    Namastê

    ResponderExcluir

Comente aqui:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...