***RUI BARBOSA***

***RUI BARBOSA***
"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto." (Senado Federal, RJ. Obras Completas, Rui Barbosa. v. 41, t. 3, 1914, p. 86)
Licença Creative Commons
Autorizada a reprodução para fins não comerciais desde que mencionada a fonte.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

A PASSARELA: "IDEIA DE GIRICO"!!!



Está marcada para o dia 16/06/2012, às 09:00h na Prefeitura Municipal de Resende (RJ),  a licitação para a construção de uma "passarela" ligando a "Ponte Velha" ao "Mercado Chino-Paraguaio Resendense", antiga Praça da Concórdia. 
Essa passagem elevada tem verba do Governo Federal da ordem de R$ 600 mil e servirá, segundo o governo municipal que a planejou, para evitar acidentes com pedestres e facilitar a passagem de idosos, cadeirantes e ciclistas entre o Centro Histórico da cidade e o bairro Campos Elísios. Um ideia genuinamente de "girico". Meus argumentos para ser contra essa "obra", vão logo abaixo das imagens.

Atualização - 22/08/2013: A verba do Governo Federal não foi aprovada. O Ministério das Cidades, alertado por resendenses, rejeitou a fraca e mentirosa justificativa do governo municipal para a construção da passarela. Resolveu então o Sr. Prefeito José Rechuan Junior, que o município bancaria toda a obra, com recursos dos impostos que nós, resendenses, pagamos.  Portanto, caro leitor, sinta-se à vontade para comentar, pois é o seu dinheiro que está sendo jogado fora. 


Primeiro "projeto" - Uma utopia do "Urbano - Humano" - O joguinho de "Pega-Varetas" foi  DESCARTADO!!!


Segundo "projeto" - Proibido pelo INEPAC - UMA ABERRAÇÂO!!!


Terceiro "projeto" - Consegue ser pior que os outros - Quanto mais "projeta", mais fede!!!  À esquerda, o supra sumo  do mau gosto: "O Zebrão"!!! Observem que o projetista nem teve o cuidado de usar nossa serra como fundo. Usou uma imagem que nada tem com Resende. Quanto descaso!!!


Como se pode observar nas imagens gráficas acima, o arquiteto (travestido de urbanista), é de um mau gosto ímpar, além de nos presentear com uma visão de ruas desprovidas de postes, fios, pessoas e veículos, o que foge à realidade. Fosse assim, tão tranquilo e limpo como está acima, desnecessária seria a construção da famigerada passarela. Fora isso, há que se considerar pontos importantes e que não justificam mais um "mastodonte" insosso no visual de nossa cidade. A tentativa de convencimento da necessidade da obra através dessas "belas imagens", pode impressionar aos cidadãos menos atentos e aos "babões do governo", porém esconde os principais motivos da inutilidade da mesma. Vejamos:

1) O local é um cruzamento de várias vias, em diversos sentidos, já reguladas por semáforos e faixas de pedestres que vem atendendo plenamente suas finalidades e já controlam a fluidez do trânsito, tanto de pedestres como de automotores, com baixíssimo índice de acidentes. Não conheço nenhum que tenha sido fatal ou de alta gravidade. Os poucos registros são de ocorrências entre veículos e quase nunca envolvem pedestres; estes últimos, a razão principal para essa esdrúxula construção. Então... por que e para que faze-la?

2) Não contempla a travessia entre a "Ponte Velha" e a Ponte Tácito V. Rodrigues, essa sim, uma passagem  de alto risco, tanto para pedestres quanto para ciclistas e cadeirantes.

3) Observa-se (na última imagem) a demarcação de uma ciclovia que "pretende" ligar a Av. Kennedy (extensão da Av. Rita Ferreira da Rocha - a "Beira-Rio") com sua continuação, atrás do C.C.R.R. A permanecer essa ideia, tanto pedestres como ciclistas e/ou cadeirantes, seja em que sentido for, só poderão cruzar a via quando o sinal de trânsito o permitir. Sendo assim... Para que a passarela?

4) A altura da passarela - necessária para que veículos mais altos possam passar - terá que ser, obrigatoriamente muito mais alta que a "Ponte Velha" (a última imagem já mostra isso). Qual o pedestre, ciclista, cadeirante e principalmente os mais idosos, vão querer usar a malfadada "passarela", se têm uma reta à sua frente e que fica livre quando o semáforo o permite? Quem vai fazer uso dessa "coisa"? 

A verdade é a seguinte. É uma obra inócua, totalmente desnecessária, que tem a finalidade única e exclusivamente de "mostrar serviço" aos eleitores. Não vai salvar a vida de ninguém. Não vai evitar acidente algum. Será sim, motivo de comentários jocosos daqueles que nos dão a honra da visita; como já ocorre com a Praça Oliveira Botelho, hoje totalmente descaracterizada de sua beleza e originalidade (com o aval do prefeito municipal) pelo pseudo-urbanista que arquitetou essa mesma passarela. Dizem por aí (eu não acredito nisso, pois seria de uma selvajaria inimaginável) que existe a intenção de se colorarem cercas para impedir a passagem por baixo da passarela. Ou seja, tirarem nosso direito de ir e vir, por onde melhor nos aprouver, em uma via pública. Em sendo verdade, seria o cúmulo do sadismo obrigar idosos, cadeirantes e ciclistas a subir e depois descer suas bizarras rampas toda vez que quiser... apenas atravessar a rua!!! Isso é um absurdo!!! Depois dizem que sou da oposição. Não sou não!!! Sou pelo bom senso. 

Mas essa passarela (se for mesmo construída - o que não acredito - pois confio e creio no bom senso) terá uma utilidade: Poderá servir para aqueles que resolverem acabar com a vida antes de chegada a sua hora. Quem sabe um "girico" desses que projeta, baba e apoia essa porcaria não resolve nos brindar com esse dantesco quadro no dia de sua inauguração? É claro que isso é apenas uma imagem de ficção literária. Não desejo que alguém cometa esse ato de desespero. Mas essa passarela pode significar na realidade, um suicídio político.    


7 comentários:

  1. Sou a favor de conservar tudo que pudermos e que seja importante para nossa felicidade; sou contra modernismos fúteis e desnecessários para nossas vidas. Abraços do Luigui Fournier.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo cometário Luigi Fournier. É sempre bom saber que ainda existem pessoas de bom senso como você.

      Excluir
  2. a zebra q que se referm acima é o mercado munixipal que lá já existe, não será pintado daquela forma é apenas uma marcação de algo FORA DO PROJETO. kkkkkkkkkk achar que faz parte chega a ser engraçado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nosso conhecimento identifica exatamente de quem é esse comentário. Agradeçemos-lhe pela leitura e saiba, temos esperança de que o bom senso prevaleça. Engraçado não é achar que não sabemos que não faz parte do projeto. Engraçado é, desavergonhadamente "dar esmolas com o dinheiros dos outros".

      Excluir
  3. Você tem toda razão, Fernando, principalmente quando diz que “É uma obra inócua, totalmente desnecessária, que tem a finalidade única e exclusivamente de "mostrar serviço" aos eleitores. Não vai salvar a vida de ninguém. Não vai evitar acidente algum.”

    Parabéns pela denúncia!

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Norival. Precisamos descruzar os braços e fazer valer nossa cidadania.

      Forte Abraço, amigo.

      Excluir
    2. Afinal, Norival, quem paga o salário deles, somos NÓS!!! Eles ganham pra nos representar, se não concordamos, temos o direito de cobrar seriedade com a coisa pública, né mesmo?
      Empregado meu, se não trabalha direito, boto na rua!!!

      Excluir

Comente aqui:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...