***RUI BARBOSA***

***RUI BARBOSA***
"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto." (Senado Federal, RJ. Obras Completas, Rui Barbosa. v. 41, t. 3, 1914, p. 86)
Licença Creative Commons
Autorizada a reprodução para fins não comerciais desde que mencionada a fonte.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Em cena burlesca, Dilma e 5 ministros anunciam plano para evitar tragédias daqui há cinco anos

Peço sua atenção para ler com muita calma e reflexão a notícia abaixo, veiculada com destaque, pela grande imprensa nesta segunda (17):

"O governo anunciou nesta segunda-feira (17/1) a criação do Sistema Nacional de Prevenção e Alerta de Desastres Naturais. A decisão foi informada após reunião da presidente Dilma Rousseff com os ministros da Justiça, Defesa, Ciência e Tecnologia, Integração Nacional e Saúde.
A montagem do sistema ocorrerá com a modernização dos equipamentos metereológicos, como radares e pluviômetros, para tornar mais eficiente a capacidade de prevenção de fenômenos climáticos, como chuvas fortes, e com mecanismos de alerta para a população de áreas de risco. “Temos que criar um sistema de alarme, dar conhecimento à população e informar os procedimentos que ela tem que tomar em casos de risco”, explicou o ministro de Ciência e Tecnologia, Aloízio Mercadante.
O Sistema nacional de prevenção de catástrofes deverá ficar pronto em 2015.
Ainda de acordo com o Ministério da Ciência e Tecnologia, o Brasil tem cerca de 500 áreas de risco de deslizamento de encostas, onde vivem cerca de 5 milhões de pessoas. O número de locais com alerta para inundações chega a 300 em todo o país. Segundo Mercadante, o novo sistema não evitará danos materiais, mas vai salvar vidas. "Pretendemos num prazo de quatro anos reduzir o número de vítimas fatais."

Se você não leu com atenção, por favor, leia novamente, pois trata-se da maior palhaçada, descaramento, cinismo, incompetência, desrespeito às vitimas e aos seus familiares da tragédia da Região Serrana do Rio. E pergunto:
- Como a sociedade brasileira pode aceitar tal atitude de um governo?

É inadmissível esse comportamento do governo petista. Como pode a presidenta de um país reunir cinco ministros de Estado para, diante da maior tragédia brasileira, anunciar um planinho chulo como esse?
Observe atentamente nas palavras do ministro da Tecnologia, doutor de araque, que afirma que o Brasil tem 500 áreas de deslizamento e o número de locais com alerta existente hoje é de 300, ou seja, esse planinho chulo do governo petista vai levar 5 anos para ter mais 200 pontos de alarme. E para que? Não vai evitar nada. É embromação, é incompetência de planejar e executar um plano viável capaz de evitar novas tragédias daqui para frente.

Essa Região sofre com as chuvas que inundam cidades e provocam os deslizamentos. Não será um planinho chulo de alarme que irá evitar isso. E como evitar? Existem algumas maneiras:

A primeira é repondo a vegetação para que a água que desce pelas encostas das montanhas perca a velocidade ou infiltre no solo criando a voçoroca . A voçoroca, boçoroca ou ravina é um fenômeno geológico que consiste na formação de grandes buracos de erosão, causados pela chuva e intempéries, em solos onde a vegetação é escassa e não mais protege o solo, que fica cascalhento e suscetível de carregamento por enxurradas
A segunda, mais segura, é construir terraços em forma de degraus a fim de proteger o solo da ação das águas pluviais. (Fonte: Wikipédia, viu presidenta e seus ministros).

*(Os Incas fazem isso há mais de 1.500 anos e Machu Pichu continua intacta. Nota de Fernando Lemos)*

Mas, já existem outras tecnologias sendo testadas e com sucesso. A Defesa Civil de Natal (RN) iniciou os testes com uma nova tecnologia capaz de impedir deslizamentos de terras em áreas de riscos, como dunas e encostas. Trata-se de um gel impermeabilizante, um produto genuinamente brasileiro e que já vem sendo usado pelo Exército dos Estados Unidos.
Aplicação de gel em encosta em Natal/RN    

O produto é aplicado sobre á área com risco de desmoronamento, formando uma espécie de pele verde sobre a terra e a vegetação. O gel impermeabilizante tem uma duração de 2 a 5 anos, dependendo do terreno em que foi aplicado e da espessura do produto. Ele é biodegradável, não possui tóxicos e, com isso, não agride ao meio ambiente.
E existem outras. Basta pesquisar, se informar com outros países que vivem ou viveram grandes tragédias, com a própria ONU que tem um setor só para cuidar de tragédias e, certamente, deverá ter inúmeras tecnologias e soluções para o problema brasileiro que não tem nada de complicado.
Agora, um governo, representado por sua presidenta e mais cinco ministros de Estado, vem de público oferecer como solução um planinho chulo como esse? Foi a cena mais burlesca desse novo governo velho, menos de uma semana, de outra com a presidenta fazendo propaganda da Unimed.
O senhor Ophir Cavalcante, presidente da OAB, ao invés de só recomendar aos 27 presidentes regionais da OAB que organizem grupos de doações às vítimas, deveria era instituir uma banca de notáveis juristas e processar civil e criminalmente, nas pessoas dos seus executivos, os governos federal, estadual e municipal, responsabilizando-os por essa tragédia na Região Serrana.
Ou se faz isso ou cada vez mais seremos meros palhaços nas mãos de governos incompetentes.

Olhe bem nos olhos da menina Ludmila, 5 anos, que teve sua casa destruída e sinta a sua alma pedindo socorro. Ela não consegue entender o que está acontecendo.
Menina Ludmila Moura, 5 anos, que teve a casa destruída pelas chuvas em Nova Friburgo
Agora olhe bem nos olhos do cão vira-lata Caramelo que ajudou a resgatar os corpos dos seus donos e depois não arredou o pé da sepultura deles.
São dois olhares: humano e animal. Mas, o sentimento de dor, tristeza, desespero, incomprensão é o mesmo.
O vira-lata Caramelo ajudou a resgatar corpos de seus donos em Teresópolis (RJ)
 No dia que um político olhar estas duas fotos e for capaz de "captar" estes sentimentos, ele estará  apto a cumprir com a missão para o qual foi eleito.

Fonte: Lúcio Neto. (http://lucioneto.blogspot.com/2011/01/em-cena-burlesca-dilma-e-5-ministros.html

Um comentário:

  1. Aê, Fernando!

    Vamos meter o pau nos nossos políticos, mesmo! Essa cambada de ladrões e vagabundos nunca deu atenção a um mínimo de segurança, em todos os sentidos, ao povo brasileiro, que também tem boa parte da culpa por votar neles.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir

Comente aqui:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...