***RUI BARBOSA***

***RUI BARBOSA***
"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto." (Senado Federal, RJ. Obras Completas, Rui Barbosa. v. 41, t. 3, 1914, p. 86)
Licença Creative Commons
Autorizada a reprodução para fins não comerciais desde que mencionada a fonte.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

INCÊNDIO NO PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA - 1989

A foto abaixo é o flagrante de um dos maiores incêndios já vistos no Parque Nacional do Itatiaia, ocorrido no final da década de 1980 (não conseguimos precisar a data exata, mas pelos registros deste fotógrafo, deve ter sido no inverno de 1989). Ao que se sabe, o fogo começou do outro lado da montanha (Alagoa-MG), e "virou" a serra passando pelo Pico das Agulhas Negras. O prejuízo ecológico foi enorme, mas graças a prodigalidade da natureza, a recuperação da mata foi possível. A partir deste incêndio, as normas de segurança no Parque foram revistas e ampliadas. Registrada com câmera convencional (Nikon FM), foi necessária uma longa exposição em filme comum de 100 ASA/ISO, e recuperada por escaner pelo autor desse blog. Fica o registro para a memória de Resende.
Abaixo uma foto atual da cidade, para efeito comparativo. Para ampliar, clique nas fotos.


Resende 1989 - Flagrante impressionante do incêndio que consumiu grande área das matas do Parque Nacional do Itatiaia - Foto: Fernando Lemos
                                                           Foto: PMR - Airton Soares
Fonte e texto: Registros de Fernando Lemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...