***RUI BARBOSA***

***RUI BARBOSA***
"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto." (Senado Federal, RJ. Obras Completas, Rui Barbosa. v. 41, t. 3, 1914, p. 86)
Licença Creative Commons
Autorizada a reprodução para fins não comerciais desde que mencionada a fonte.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

19 de Agosto - DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA


Homenagem do Blog ao Dia Mundial da Fotografia

Primeiro Daguerreótipo que se tem conhecimento, feito pelo seu inventor, Louis Daguerre, em 1837.

19 de Agosto

Foi numa manhã, mais precisamente no dia 19 de agosto de 1839, que a fotografia se tornou de domínio público em território francês. O anúncio oficial foi feito na Academia de Ciências e Artes de Paris, pelo físico François Arago, que explicou para uma platéia espantada os detalhes do novo processo desenvolvido por Louis Jacques Daguerre. O físico apresentava e doava ao mundo o daguerreótipo.
Naquele momento o ato parecia uma mágica. Uma caixa escura, ferramenta capaz de captar e fixar numa superfície o mundo "real".
Dizem as lendas que em seguida à cerimônia várias pessoas saíram as ruas em busca de uma máquina de fazer daguerreótipos e essa vontade de produzir imagens nunca mais cessou.
Daguerre não perdeu tempo. Antes de doar seu invento a França já havia patenteado o mesmo nas Ilhas Britânicas, Estados Unidos e nos quatro cantos do mundo.
"De hoje em diante, a pintura está morta" declarava o pintor Paul Delaroche. Nos círculos mais conservadores e nos meios religiosos da sociedade, "a invenção foi chamada de blasfêmia, e Daguerre era condecorado com o título de "Idiota dos Idiotas''".O pintor Ingres, ainda que utilizasse os daguerreótipos de Nadar para executar seus retratos, menosprezava a fotografia, como sendo apenas um produto industrial, e confidenciava: "a fotografia é melhor do que o desenho, mas não é preciso dizê-lo".
Baudelaire, um dos mais expressivos representantes da cultura francesa, negava publicamente a fotografia como forma de expressão artística, alegando que "a fotografia não passa de refúgio de todos os pintores frustrados", e, sarcasticamente, celebrava a fotografia "como uma arte absoluta, um Deus vingativo que realiza o desejo do povo. e Daguerre foi seu Messias. Uma loucura, um fanatismo se apoderou destes novos adoradores do sol".Com estas declarações, Baudelaire refletia o impacto causado pela fotografia na intelectualidade européia da época".
Um artigo publicado no jornal alemão Leipziger Stadtanzeiger, ainda na última semana de agosto de 1839, ajuda a compreender melhor este confronto:"Deus criou o homem à sua imagem e a máquina construída pelo homem não pode fixar a imagem de Deus. É impossível que Deus tenha abandonado seus princípios e permitido a um francês dar ao mundo uma invenção do Diabo".(Leipziger Stadtanzeiger ,26.08.1839, p.1) A nova concepção da realidade conturbou o mundo cultural e artístico europeu.
Como entender que a fotografia viesse para ficar, a não ser em substituição das tradicionais formas de representação? Já se havia gasto vãs sutilezas em decidir se a fotografia era ou não arte, mas preliminarmente, ainda não se perguntara se esta descoberta não transformava a natureza geral da arte e da cultura.
A nova invenção teve importância mais filosófica do que científica. Nasceu dentro do germe da sociedade industrial e a partir desta data o mundo nunca mais seria o mesmo.

Alguns Click's

Imagem original de N.S. da Conceição - 1744

Jornalista Alfredo Sodré

Poeta Luiz Pistarini

Entardecer - Resende (RJ)


Mendigo

Árvore - Parque Nacional do Itatiaia


Av. Marechal Castelo Branco - 1982

Hotel Glóra - 1982 - Resende (RJ)

Leonel Brizola - 1º discurso em Resende

Pombos

Dia dos Cem Anos - Tia Ciaba

Avenida Albino de Almeida

Políticos

Fazenda do Castelo

Frei Damião - Pe. Duílio - Pe. Ludovico

A Bela e a Fera
Agulhas Negras

Agulhas Negras

Pedra da Caveira - Agulhas Negras

Nascente em Cuiabá


Niña Boliviana

La Paz - Bolívia

Cholas - La Paz

La Paz

La Paz

Chacaltaya - La Paz

Chacaltaya - La Paz

Tiwauanaku - Bolívia

Puno - Perú

Niña em Isla de Uros (Lago Titicaca) - Puno - Peru

Islas Flotantes de Los Uros (Lago Titicaca) - Puno - Peru

Isla Taquile (Lago Titicaca) - Peru

Cusco - Perú

Pisac - Perú

Machupicchu - Perú

Machupicchu - Perú

Cusco - Perú

O Astronauta - Nazca - Perú

El Candelabro - Paracas - Perú

Procissão - Arequipa - Perú

Arequipa - Perú

Vulcão Pomerape - Arica - Chile

Avenida Brasil - Rio de Janeiro

Sopro

Eu por Ela


Fonte: Portal S. Francisco 
Fotos: Fernando Lemos

Um comentário:

Comente aqui:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...