***RUI BARBOSA***

***RUI BARBOSA***
"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto." (Senado Federal, RJ. Obras Completas, Rui Barbosa. v. 41, t. 3, 1914, p. 86)
Licença Creative Commons
Autorizada a reprodução para fins não comerciais desde que mencionada a fonte.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Governo estuda elevar a Cide sobre combustíveis













Edison Lobão e Lula: Preparando mais um aumento de imposto.(Foto: Internet)

22/04/2009 - 14:47
Por Cláudio Gradilone (claudio.gradilone@gmail.com)

Brasília, mais uma vez, não me surpreende. Em mais um passo da reforma (?) tributária, o ministro das Minas e Energia, o senador Edison Lobão (PMDB-MA) afirmou que o governo precisa arrecadar mais impostos, e por isso planeja elevar a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre os combustíveis. Lobão disse que essa alternativa faz parte de um estudo que deverá ser concluído em três ou quatro meses. Lobão explicou que a elevação da Cide é apenas uma das alternativas em estudo.

A Cide, como boa parte das idéias que povoa o inferno, nasceu com a melhor das intenções. Se houvesse alguma flagrante distorção na economia - como por exemplo um segmento da economia que estivesse ganhando demais e enfraquecendo a cadeia produtiva - a Cide serviria para corrigir os desajustes. Por exemplo, transferindo renda da produção para a distribuição, ou vice-versa, de modo a não tornar uma determinada atividade proibitiva.
Por exemplo, vamos supor que a atividade de distribuição de combustíveis em Roraima, região baixamente ocupada, fosse economicamente impraticável. Para ser rentável, o distribuidor teria de vender gasolina a, digamos, dez reais o litro. Nesse cenário, faz sentido que todo o país contribua com alguns centavos para equalizar os preços em Roraima. Claro, isso é só uma daquelas boas intenções que está queimando no oitavo círculo infernal. Na prática, o governo usa a Cide como mais um imposto.
Agora, depois de distribuir benesses para a indústria automobilística e a de eletrodomésticos, sem falar na farra de gastos, o governo percebeu que o dinheiro está perigando ficar curto de novo. O que fazer? Fácil - vamos elevar a Cide sobre os combustíveis, para que a elite privilegiada que anda de carro eleve sua parcela de contribuição.
Ninguém fala do povo pedestre que depende de ônibus (que vai ficar mais caro) e come arroz, feijão e bife que são transportados de caminhão movido a diesel (e que também vão ficar mais caros, porque o custo do transporte vai subir). Mas isso é raciocínio de elitistas como eu.
Agora, com licença, que meu mordomo já tocou a sineta pela segunda vez: o faisão com aspargos ao molho de trufas belgas está esfriando.

Fonte: http://portalexame.abril.com.br/blogs/gradilone/20090422_listar_dia.shtml?permalink=162302

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...