***RUI BARBOSA***

***RUI BARBOSA***
"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto." (Senado Federal, RJ. Obras Completas, Rui Barbosa. v. 41, t. 3, 1914, p. 86)
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sábado, 9 de maio de 2009

TRÂNSITO - AUDIÊNCIA PÚBLICA DA CÂMARA MUNICIPAL DE RESENDE DISCUTE PROJETO "URBANO HUMANO".

O Secretário de Gestão Estratégica e Planejamento Ton Kneip apresenta o projeto "Urbano Humano". Foto: Fernando Lemos

Em audiência pública promovida pela Câmara de Vereadores de Resende, e realizada no plenário da mesma, o Secretário de Planejamento Ton Kneip apresentou nesta sexta-feira (08/05/09), o novo plano urbanístico e de trânsito para Campos Elíseos e parte do centro da cidade (Rodoviária e adjacências). Presentes; a maioria dos Vereadores da Casa, o Prefeito José Rechuan Júnior, Secretários de Governo, Jornalistas e Cidadãos. O Presidente, vereador Luiz Fernando O. Pedra cedeu ao colega Joaquim Romério a direção dos trabalhos, que solicitou ao autor que iniciasse a apresentação do projeto; adiantando que perguntas poderiam ser feitas ao Sr. Kneip somente após a explanação da matéria. Foi então exibido um áudio-visual (de excelente qualidade) de todo o projeto com o Secretário explicando os detalhes do mesmo.

População compareceu em bom número. Foto: Fernando Lemos

A seguir, o próprio Romério iniciou a sessão de perguntas passando em sequência a palavra aos colegas da Casa (Tivo, Célio Caloca, Carlos Santa Rita, Pedro Paulo Florenzano, Dr. Julianelli) que elogiaram o projeto e solicitaram ao arquiteto maiores informações sobre cruzamentos, vias expressas, entradas para bairros, estacionamento, e também dos recursos financeiros para a execução do ousado intento. O autor respondeu às perguntas com tranqüilidade e bom humor, deixando claro que tinha consciência que o projeto não vai resolver a questão do trânsito na cidade, mas que, com a criação de vias expressas, colocação de sinalização e semáforos em pontos estratégicos acredita na melhoria da fluidez dos veículos e na maior segurança para os ciclistas e pedestres, além do visual moderno que a cidade vai passar a apresentar, podendo se tornar mais uma referência turística a exemplo do que ocorre em outras localidades. Citando o exemplo de Curitiba, que assim como Resende também não foi uma cidade planejada, mas era uma vila que cresceu desordenadamente, o Secretário deixou clara sua inspiração no também arquiteto e urbanista Jaime Lerner, que modificou aquela cidade paranaense e a tornou referência internacional quando se fala em trânsito.

Secretário Municipal de Gestão Estratégica e Planejamento arquiteto Ton Kneip (Foto: Fernando Lemos)

Foi então dada a palavra aos cidadãos que fizeram perguntas mais específicas, como a entrada para o hospital do Samer para os que vem da Rodovia Presidente Dutra, tendo sido explicado que já se estuda a possibilidade de uma alternativa via acesso leste (Bairro Monet). O Sr. Roque Cerqueira, ex-diretor do Detran em Resende, lembrou que em 1981 quando assumiu o órgão, tinha Resende cerca de onze mil carros circulando, e hoje temos mais de quarenta mil, e nada foi feito nesse período para acompanhar esse crescimento de veículos na cidade, e não poupou elogios ao autor do projeto pela coragem e competência com que elaborou o mesmo, lembrando que já havia trabalhado com o mesmo na remodelação da Casa em que estávamos e que todos podiam ver, ali mesmo, apesar dos que não aceitavam a revitalização, o resultado da obra. O representante do CREA em Resende (cujo nome falhei em anotar, pelo que peço desculpas) também fez uso da palavra para elogiar o Secretário de Planejamento, dizendo que havia mostrado aos colegas do Conselho e mais de 80% deles o tinham aprovado, principalmente pelo fato do autor não ter usado o recurso de novas pontes, viadutos e passarelas, que consumiriam vultuosos recursos financeiros e poderiam inviabilizar a obra. Destacou ainda a “invasão” das calçadas da rua Alfredo Whately, que a tornam proibidas aos pedestres por causa das mesas e cadeiras que os bares ocupam no passeio público. Também fiz uso da palavra para saber sobre a questão das árvores que poderiam ser afetadas ou mesmo cortadas para a implantação do projeto, dando ênfase especial ao pinheiro em frente ao Supermercado Royal (Campos Elíseos) e uma figueira que fica logo na entrada da cidade, próxima a Filtroil. Foi-me garantido que essas duas não seriam mexidas, mas que em frente a Igreja Batista, na Av. Nova Resende, não teria como evitar. Também perguntei sobre o enterramento dos fios nas ruas que o projeto contempla, pois os novos postes e pórticos projetados não fariam sentido com essas linhas de transmissão à vista. A resposta veio de forma subjetiva, informando que isso era uma outra etapa e que as coisas iriam fluir no seu devido tempo. Apesar disso, elogiei o empreendimento e ressaltei mais uma vez que com os “varais”, como bem definiu o autor do plano, o intento ficaria prejudicado, deixando claro também minha posição quanto à questão ecológica.

Sentados, da direita para a esquerda: Prefeito Rechuan e Vereadores: Santa Rita, Pedra e Florenzano. (Foto: Fernando Lemos)

O ex-secretário do governo passado Sr. Ruy Saldanha também se manifestou favorável ao autor e elogiou o projeto, mas fez alguns alertas ao colega quanto ao alargamento das pontes, cujos suportes de aço seriam fixados nos pilares das mesmas, pois o projeto inicial delas talvez não permita que se os utilizem para tal finalidade, oferecendo inclusive os cálculos estruturais que ele conseguiu da ponte Tácito Viana Rodrigues. Também aproveitou para lembrar ao Sr. Kneip quanto aos riscos de ser processado por motivos mesquinhos de “ongueiros”, que não passam de “macaquinhos” das Ong’s estrangeiras, que fazem e desfazem em seus países de origem, mas aqui impõem condições absurdas quando se trata do meio ambiente e tudo fazem para impedir obras do tipo proposto, já que ele sofreu um processo no Ministério Público quando da revitalização da Avenida Rita Ferreira da Rocha (Beira Rio). O autor agradeceu os elogios e aos alertas e encerrou a apresentação, seguido pelo Vereador Romério, que agradeceu a presença de todos e encerrou a audiência pública.

* Um esclarecimento pessoal: Não faço parte de nenhuma Ong e nem copio maniqueísmo de ambientalistas locais, nacionais ou estrangeiros. Jamais processei alguém por questões ecológicas. Sou defensor do meio ambiente por convicção e às minhas expensas, pois acho que tudo e todos fazem parte da cadeia da vida. Respeito a natureza e tudo que nela há, inclusive as pessoas. E sempre que necessário, denunciarei nas mídias disponíveis aqueles que cometerem vandalismo contra a Mãe Natureza.

Feliz Dia das Mães à todos.

©Fernando Lemos – 10/05/2009


O PROJETO:

As fotos e legendas do Projeto "Urbano Humano" abaixo são de autoria de Otacílio Rodrigues, do blog Resende Afora e foram retiradas do Blog do Norrival

Em primeiro plano, a nova ponte Miguel Couto Filho
Av. Mal. Castello Branco e a rua Gulhot Rodrigues, que terá mão invertida
Av. Mal. Castello Branco e os ícones que darão identidade visual ao projeto

Pórtico de entrada da rua Gulhot Rodrigues, com trânsito em direção ao rio

Rua Gulhot Rodrigues cruzando o Calçadão no sentido rio

O novo Calçadão ocupará toda a av. Albino de Almeida

Tendas em meio às árvores para proteger os pedestres do sol e da chuva

Visão geral do novo Calçadão

Do alto da Ponte Velha, a vista do início do Calçadão

Av. Mal. Castello Branco e os novos postes de iluminação

Vista aérea do Calçadão, que se estenderá pela travessa do 'Cosa Nostra'

Um novo deck sobre o rio, de frente à rua Gulhot Rodrigues

Visão lateral do deck a partir da av. Nova Resende, que terá mão invertida

Vista aérea da ponte Miguel Couto Filho, que terá as laterais ampliadas

Anfiteatro que será construído de frente à Igreja Batista

Novas passagens laterais da ponte Miguel Couto Filho, suspensas por cabos de aço

Vista da ponte Miguel Couto Filho, a partir da av. Presidente Kennedy

Nova ponte sobre o rio Sesmaria, na av. Presidente Kennedy

Nova passarela de pedestres sobre a Praça da Concórdia até a Ponte Velha

A nova rodoviária 'velha', que passará a ser um ponto de ônibus

Em primeiro plano, a ponte Tácito Viana Rodrigues e a passarela até a Ponte Velha

Setas indicam os novos sentidos do trânsito nas ruas integrantes do projeto
O novo itinerário das linhas de ônibus


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